segunda-feira, 25 de julho de 2011

Autor de ataques na Noruega utilizou balas que são proibidas em guerras

Segundo médico que atendeu às vítimas, o agressor utilizou balas que têm os extremos ocos para que o núcleo se fragmente no choque

Salvar notícia
 Comentários (0) Views (1601)
AFP
Homenagem às vítimas dos atentados na Noruega
Natureza das balas utilizadas dificultou o trabalho dos médicos
Berlim - O autor confesso dos atentados na Noruega, Anders Behring Breivik, usou um tipo de munição especial, proibida nas guerras, para provocar o maior número de mortes possível em seu ataque ao acampamento de jovens, segundo um médico que atendeu às vítimas.
Em entrevista à imprensa local, o cirurgião chefe do Hospital Ringerike, Colin Poole, que tratou de 16 feridos no tiroteio da ilha de Utoya, assegura que o agressor utilizou balas que têm os extremos ocos para que o núcleo se fragmente no choque.
"Essas balas provocam uma devastação dentro do corpo das vítimas. Os ferimentos internos que tinham eram absolutamente terríveis", disse Poole.
Ele acrescentou que as balas causaram graves danos aos feridos, em sua maioria jovens e adolescentes, e dificultaram o trabalho da equipe de cirurgiões do hospital.
"Tivemos dificuldades pelo tipo de dano que essas balas especiais provocam. O efeito que causam dentro do corpo é similar ao de milhares de agulhas e alfinetes", revelou o cirurgião.
Poole acrescentou que este tipo de munição é muito difícil de ser comprada legalmente na Noruega.
Essas balas, cujo uso é proibido nas guerras desde 1899, são utilizadas em ocasiões muito específicas, como em operações antiterroristas.
Na sexta-feira passada, Breivik matou pelo menos 93 pessoas em dois atentados em Oslo e em um acampamento de jovens social-democratas na ilha de Utoya, a cerca de 40 quilômetros da capital norueguesa.

Comentários (0)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário