SÃO PAULO – Quem procura por um novo emprego, além de novos desafios, na maior parte das vezes, quer um salário que permita uma vida mais confortável. Contudo, segundo alerta a consultora de planejamento de carreiras da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Karla Mara Alves de Oliveira, a forma como o assunto é introduzido pode ajudar ou atrapalhar o candidato a um emprego.
De acordo com Karla, quando a pessoa vai para a entrevista de emprego sem saber a faixa salarial da vaga, ela deve abordar o assunto somente no final da entrevista, tomando cuidado em como irá introduzir a questão.
“Não é mal visto perguntar sobre salário. O que não pode é perguntar logo no início da entrevista. Também é importante falar adequadamente. Em vez de perguntar, por exemplo, “qual é o salário?”, o melhor é questionar se a empresa já tem uma base de qual será a faixa salarial”, sugere.
Outra maneira de abordar a questão, diz Karla, é perguntar se a empresa tem um plano de carreira. Para ela, a pergunta demonstra interesse por parte do candidato e pode contar pontos a favor dele.
Faixa salarial
De modo geral, afirma a consultora, ao abordar salário, seja na entrevista de emprego, seja no currículo, o candidato deve sempre considerar uma faixa salarial e não um valor específico, mesmo quando a empresa pede pretensão salarial.
“É importante que a pessoa faça uma pesquisa antes do que se paga no mercado, antes de colocar uma faixa salarial no currículo. Além disso, é legal que a pessoa coloque entre parênteses que é flexível para negociações”.
O conselho da faixa salarial também vale, ao falar do salário anterior, sendo que, neste caso, alerta Karla, é importante que o candidato nunca aumente ou diminua a faixa, pois, na primeira hipótese, a empresa irá saber qual era o salário anterior do trabalhador ao pedir a carteira de trabalho, podendo desistir da contratação ao verificar que ele mentiu. No segundo caso, o profissional pode se desmotivar rapidamente, ao ganhar muito menos do que o que recebia antes.